domingo, 27 de junho de 2010

MEC vai ajudar a reconstruir escolas atingidas pelas enchentes

Adnilson Malta
Em matéria publicada na quinta-feira (24) no portal Agência Brasil o Ministério da Educação anunciou que irá ajudar na reconstrução das escolas e creches que foram destruídas pelas chuvas em Pernambuco e Alagoas.

Os Secretários de Educação dos dois Estados já se reuniram com o Secretário Executivo do MEC, Paulo Henrique Paim, para discutir as ações. Inicialmente estão previstos R$ 51 milhões apenas para a reconstrução das unidades estaduais, mas esse valor deve aumentar quando houver um diagnóstico da situação das escolas municipais.

Visita do presidente Lula reacende as esperanças da população
O Presidente Lula chegou a Rio Largo na última quinta-feira (24) por volta das 15h, depois de percorrer alguns municípios de Alagoas e Pernambuco, acompanhado dos governadores dos dois estados, de seis ministros e de técnicos que vieram avaliar a real situação dos municípios afetados pelas enchentes.

Durante a visita a Rio Largo o Presidente caminhou pelas ruas da cidade e viu de perto a destruição provocada pela enchente do Rio Mundaú no centro e na Ilha Angelita. Em seguida visitou a Escola Evanda Carneiro, onde cerca de 80 famílias estão alojadas, ouviu reivindicações dos desabrigados e garantiu que a população não ficará desassistida.

“Estamos aqui para fazer um levantamento das áreas atingidas para que possamos reconstruir as escolas, casas e disponibilizar linhas de crédito para reconstruir o comércio com a responsabilidade que a situação exige”, afirmou.

Presidente Lula assiste vídeo com imagens da destruição causada pelas enchentes.

Shirley Jane, Adriano Severo e Teovânio Clementino foram escolhidos para falar em nome dos desabrigados.
Lula compara enchentes no Nordeste a terremoto do Haiti.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Enchente em Rio Largo: Secretário de Educação convoca reunião extraordinária para definir estratégias de atuação

Adnilson Malta
Na reunião realizada na última quarta-feira (23), Helvio Soares divulgou um balanço parcial da situação das escolas do município e definiu, juntamente com a equipe da Semed, as estratégias que serão adotadas nesse período de crise.

O secretário informou que várias escolas estão em situação crítica, sem a mínima condição de funcionamento, e as que não foram danificadas estão abrigando as vítimas da enchente. O prédio da Secretaria de Educação está entre as 1260 casas, 25 prédios públicos e dezenas de estabelecimentos comerciais que foram destruídos. “Só teremos condições de saber a real situação desses prédios depois de uma avaliação de especialistas, enquanto isso a secretaria funcionará na Escola Antônio Lins de Souza até providenciarmos outro local”.

O prefeito Toninho Lins divulgou, na segunda-feira (21), uma nota comunicando a antecipação do recesso nas escolas municipais e determinando que todas as escolas, mesmo as que não sofreram danos, suspendam as aulas até segunda ordem.

Nove escolas municipais estão servindo de abrigo para as vítimas das enchentes em Rio Largo. Segundo José Júlio, diretor da Escola Municipal Evanda Carneiro, localizada na parte alta da cidade, a escola tem recebido desabrigados desde sábado (19) e no último levantamento feito ontem (24) já abrigava cerca de 80 famílias.
Bairro Gustavo Paiva, na Cachoeira. Um dos mais afetados pela enchente de sábado.
Escola Gustavo Paiva totalmente destruída.
Escola Rosineide Tereza, no Centro.
Escola Armando Silva, na avenida Jarbas Januário, Centro.
Sala de aula da Escola Marechal Deodoro, na praça Humaitá.
Avenida Jarbas Januário, Centro. Região onde se concentra boa parte dos prédios públicos de Rio Largo, entre eles a sede da prefeitura, a secretaria de educação, duas escolas e a Biblioteca Municipal. Várias residências e estabelecimentos comerciais também foram destruídos nessa área.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Secretaria de Educação realiza Formação Continuada para gestores das escolas do município

A Formação Continuada para Gestores Escolares realiza pela Semed Rio Largo é direcionada a diretores e diretores adjuntos das escolas municipais e tem o objetivo de capacitar e aperfeiçoar os conhecimentos sobre estratégias de gestão escolar.

No primeiro encontro, realizado hoje (17) no auditório do Centro Pastoral de Rio Largo, a técnica formadora Lauriceres Borba tratou dos aspectos referentes à capacidade de liderança enquanto diferencial competitivo, e à autonomia escolar enquanto conquista coletiva defendida pelos colegiados, conselhos escolares e unidades executoras.

Segundo a técnica formadora, a programação do curso foi desenvolvida a partir da necessidade de se propor a construção de um modelo escolar adaptado à realidade atual, incorporando e buscando compreender as características peculiares da comunidade. “Essa Formação nos traz a oportunidade de discutir novidades e aprofundar, juntamente com os diretores, os conhecimentos na área de gestão escolar”.

Os encontros acontecerão uma vez por mês e serão abordados temas como liderança, relações interpessoais, atribuições do gestor educacional, entre outros.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Comissão organizadora apresenta tema do desfile em comemoração aos 95 anos de Emancipação Política de Rio Largo

Adnilson Malta
“Rio Largo: o que temos e o que queremos”
Os membros da comissão realizaram, na segunda-feira (14), na sede da Secretaria de Educação, uma reunião para apresentar aos diretores e coordenadores das escolas o tema e as propostas de estrutura e planejamento do desfile que será realizado no dia 13 de julho.

O desfile deste ano será desenvolvido com base em um levantamento histórico do município que abordará aspectos do passado, do presente e as perspectivas de conquistas futuras.

Segundo Graça Alves, membro da comissão organizadora, o tema "Rio Largo: o que temos e o que queremos" será trabalhado pelas escolas com a participação efetiva de alunos, professores e coordenadores pedagógicos. O processo de elaboração dos trabalhos de criação das alas será supervisionado pelos técnicos que compõem a comissão organizadora do desfile.

"Os trabalhados começam a ser desenvolvidos nas escolas já a partir desta semana. Alunos e professores elaborarão seus projetos com base no tema proposto e o resultado final desse trabalho será apresentado à comunidade no desfile do dia 13", comentou.

Os membros da comissão comunicaram ainda que em breve serão divulgadas as informações referentes ao horário, trajeto e ordem de apresentação das escolas e bandas de Rio Largo e de municípios convidados. A comissão organizadora é composta por técnicos da Secretaria de Educação, da Secretaria de Cultura e do Gabinete Civil.
Graça Alves (de blusa vermelha, à direita) informou que a comissão realizará reuniões periódicas para avaliar o andamento dos preparativos para o desfile.

domingo, 6 de junho de 2010

Trem do Forró abre caminho para festas juninas em Rio Largo

O trem saiu por volta das 18h de sábado (05) da estação de Rio Largo em direção a Maceió já com os vagões ocupados pelos adeptos do tradicional forró-pé-de-serra. 

A animação permaneceu em alta durante todo o percurso e se intensificou ainda mais na chegada ao bairro de Bebedouro, em Maceió, onde várias pessoas aguardavam com ansiedade a chegada do trem. Os organizadores estimam que cerca de 600 pessoas ocuparam os sete vagões do trem do forró no retorno de Maceió para Rio Largo, entre elas o prefeito Toninho Lins, secretários municipais, funcionários da prefeitura e turistas.

Toninho Lins visitou o vagão da Secretaria de Educação e posou para fotos com funcionários da prefeitura e com o secretário Hélvio Soares.
O Trem do Forró chegou em Rio Largo por volta das 23h e os passageiros ainda puderam participar das outras atrações do São João no município, juntamente com uma multidão que aguardava o início dos shows das bandas Rabo de Saia e Cavaleiros do Forró no bairro Gustavo Paiva, na Cachoeira.
Show da banda Rabo de Saia no bairro Gustavo Paiva.
Em ritmo de festejos juninos, o Bom Dia Alagoas da TV Gazeta embarcou no trem do forró.
Para visualizar a reportagem clique no link abaixo:
http://www.gazetaweb.com/v2/videos/video.php?c=7351

Informações sobre a programação do São João de Rio Largo no blog www.riolargonocaminhocerto.blogspot.com


terça-feira, 1 de junho de 2010

Caminhada marca abertura da Semana do Meio Ambiente em Rio Largo

Adnilson Malta
O evento que aconteceu nesta terça-feira, 1º de junho, abriu oficialmente a Semana do Meio Ambiente em Rio Largo e contou com a participação de pelo menos 15 escolas da rede municipal de ensino.

Alunos, professores e autoridades do município iniciaram a caminhada por volta das 15h saindo da quadra do Conjunto Mutirão em direção ao centro da cidade em meio a palavras de ordem, “apitaço”, poemas e paródias referentes a questões ambientais.

A caminhada, organizada pela Prefeitura de Rio Largo, por meio das secretarias de Educação e do Meio Ambiente, e com o apoio da UMESE e da Juventude da Consciência Ambiental, marca o início de uma série de atividades que serão realizadas até domingo, 06 de junho.
O Secretário de Educação do município, Hélvio Soares, que acompanhou os alunos durante o trajeto, elogiou a parceria firmada entre Prefeitura, entidades estudantis e sociedade civil organizada em prol da conscientização ambiental e anunciou novidades. “Gostaria de parabenizar, em nome do Prefeito Toninho Lins, todas as pessoas envolvidas nesse trabalho de conscientização, e aproveito a oportunidade para anunciar que Rio Largo receberá em breve uma premiação de reconhecimento nacional por ter melhorado as condições da educação no município.”

Visita ao Cinturão Verde e realização de gincana são algumas das atividades da semana
Os alunos das escolas da Rede Pública Municipal de Rio Largo participarão de várias atividades relativas ao meio ambiente durante toda a semana. Segundo Eliene Araújo, coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Semed Rio Largo, as escolas do município realizarão, de hoje, 1º de junho, até sexta-feira, 4, visitas ao Cinturão Verde da Brasken no Pontal da Barra, em Maceió. “Na terça-feira, 02, os alunos participarão, também em Maceió, da 2ª Semana Integrada do Meio Ambiente. Nesse evento o município de Rio Largo será representado com trabalhos de oito escolas, sendo sete da Rede Municipal de Ensino. E nos dias 4, 5 e 6 será realizada uma gincana com a participação de várias escolas do município na quadra de esportes Luiz Alves de Lima”, completou.

A Semana do Meio Ambiente se encerra no domingo, dia 6, com a divulgação do resultado da gincana e premiação dos participantes.

Eliene Araújo (E), coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Semed, e Elionalda Lins(D), Chefe de Gabinete, conversam com o Secretário Hélvio Soares durante a caminhada.

Alunos apresentam trabalhos feitos com material reciclável.